segunda-feira, 9 de maio de 2011



11 e 18 de Maio de 2011


A VOZ - Técnicas de Comunicação Pedagógica


FUNDAMENTO

Nos dias de hoje a exigência a um professor na sua relação de interacção com os alunos, pais e com a escola no seu todo, mudou. As responsabilidades aumentaram de forma directamente oposta ao do reconhecimento de autoridade do mesmo, na sala de aulas.

A pressão que um aluno hoje em dia exerce sobre a autoridade de um professor, na escola, complica a acção do mesmo. Se antes, um professor dizia algo, era visto como uma autoridade sem possibilidade de recurso ou confronto. Hoje, a possibilidade de um professor fazer-se ouvir por um aluno, vai mais da sua habilidade para não se permitir a ser confrontado, do que pelo que pode dotar de conhecimento, o mesmo aluno.

As famílias que antes outorgavam directamente no professor toda a responsabilidade de ensino e aprendizagem dos seus filhos, não mais o fazem, embora continuem a exigir os mesmos resultados. As famílias também mudaram. Os pais têm menos autoridade. Estão separados. Ou vivem em cada vez maiores conflitos para conseguirem assegurar a sobrevivência do Sistema Familiar e esperam, acima de tudo, que os filhos não lhes dêem problemas. Mas se houver. A “culpa” é da escola e dos professores.

Os professores e as escolas também mudaram. E os tempos modernos requerem uma adaptação e ajustamento às situações e novas condições das sociedades.

Assim, para garantir que o papel desempenhado por cada um destes interlocutores seja eficaz, importa criar respostas que vão ao encontro destas e outras necessidades. Neste âmbito, torna-se cada vez mais importante o investimento na compreensão das dinâmicas e dotar os vários elementos de melhores recursos funcionais de comunicação.


OBJECTIVOS GERAIS

Esta aquisição pretende em primeira instância habilitar/dotar os professores e directores escolares de recursos para o exercício da sua actividade profissional. Neste sentido serão dados aos participantes conhecimentos específicos sobre os princípios orientadores a uma boa comunicação (e) pedagógica. Nesta formação iremos poder abordar desde as técnicas de Voz – entoação - liderança de uma sala de aula - contexto e dinâmica das várias relações, ao lidar com as emoções na sala de aula, na escola e em casa. Para além disso, serão abordados conteúdos do âmbito do Coaching, PNL e Pedagogia Sistémica que permitam compreender a relação Alunos – Professores – Escola – Casa - Família. Através da discussão de casos e prática simulada, irão treinar competências que lhes permitam intervir em situações de conflito, de molde a um melhor aproveitamento. Para o efeito, pretende-se que os participantes adquiram aptidões de qualidade que lhes permitam o exercício da actividade com melhor taxa de sucesso e satisfação pessoal.


OBJECTIVOS ESPECÍFICOS

Nesta formação os participantes irão:

  • Aprender a colocar a Voz – evitar o desgaste
  • Usar a Voz de forma a introduzir pontos de atenção.
  • Utilizar e potenciar a postura corporal.
  • Aprender a ser Referência e a Liderar uma aula.
  • Poder compreender os vários contextos de um professor numa escola.
  • Aprender a reconhecer as emoções, o seu tom e a lidar com elas.
  • Aprender a solucionar situações, aparentemente, sem solução.


CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Este programa concebido de forma interdisciplinar, contempla uma abordagem variada e geral. Técnica Vocal. Expressão Vocal. Postura e Biodinâmica. Coaching. PNL. Contextualização. Conflitos e Comunicação. As Emoções. Pedagogia Sistémica. Todas as temáticas enquadram um conjunto de conteúdos fundamentais na formação a um bom desempenho e satisfação, de um profissional.

. Técnicas de:

  • Relaxamento.
  • Respiração.
  • Colocação.
  • Projecção da VOZ

. A entoação:

  • Som
  • Voz
  • Palavras
  • Frases e Contexto
  • Diálogos

. Liderança

  • Postura
  • Presença
  • O olhar
  • O estar “perante”
  • Ser Referência
  • Palavras “chave” de Liderança no contexto de uma sala de aulas. O conduzir” a classe.


.Recolha. Apreciação e Discussão dos trabalhos desenvolvidos ao longo da semana

  • Contexto do Professor na Escola
  • A relação: Professor – Aluno – Pais
  • Responsabilidade – Interacção
  • dinâmica social vs pessoal


. Reger Emoções

  • Disponibilidde
  • Ponto crítico
  • A Emoção na VOZ
  • Trazer o “assunto” ao momento PRESENTE.
  • Ouvir e Expressar fora do “Tom de Drama”.
  • O Passar a Informação


. Pedagogia Sistémica

  • Abordagem à Metodologia
  • Reconhecer as Situações na Sala de Aulas e na Escola como um Todo.
  • Pontos de «tensão» – o Libertar
  • A Solução


FORMADOR

Luís Viegas Moreira – Cantor, Compositor, Director Coral, Professor, Art-terapeuta da Voz, Facilitador (Counselling) Sistémico – Pessoal, Familiar e Organizações, Director de Marketing – USS. Formador de equipas de Marketing. Pedagogo Vocal. Actualmente dá Palestras, Concertos (de Voz), Workshpos, Organiza eventos de Valorização Pessoal. A forma como a Voz e o Corpo se expressam, revela o que cada um tem. Não o que cada um é.”


DESTINATÁRIOS

Os principais destinatários desta acção são: Professores. Pais e Agentes Escolares. Em início ou final de carreira docente. É aberta a participação a quem se interesse por dotar-se de melhores recursos que o capacitem a uma melhor satisfação profissional e pessoal.


CARGA HORÁRIA

6h.

  • 11 de Maio. 17h – 20h
  • 18 de Maio. 17h – 20h


LOCAL

Escola Secundária Rainha D. Leonor


CONTACTO para INSCRIÇÃO

Dr.ª Conceição Pedro - tlm.918 300 509



Sem comentários:

Enviar um comentário