A VOZ - Técnicas de Comunicação Pedagógica
FUNDAMENTO
Nos dias de hoje a exigência a um professor na sua relação de interacção com os alunos, pais e com a escola no seu todo, mudou. As responsabilidades aumentaram de forma directamente oposta ao do reconhecimento de autoridade do mesmo, na sala de aulas.
A pressão que um aluno hoje em dia exerce sobre a autoridade de um professor, na escola, complica a acção do mesmo. Se antes, um professor dizia algo, era visto como uma autoridade sem possibilidade de recurso ou confronto. Hoje, a possibilidade de um professor fazer-se ouvir por um aluno, vai mais da sua habilidade para não se permitir a ser confrontado, do que pelo que pode dotar de conhecimento, o mesmo aluno.
As famílias que antes outorgavam directamente no professor toda a responsabilidade de ensino e aprendizagem dos seus filhos, não mais o fazem, embora continuem a exigir os mesmos resultados. As famílias também mudaram. Os pais têm menos autoridade. Estão separados. Ou vivem em cada vez maiores conflitos para conseguirem assegurar a sobrevivência do Sistema Familiar e esperam, acima de tudo, que os filhos não lhes dêem problemas. Mas se houver. A “culpa” é da escola e dos professores.
Os professores e as escolas também mudaram. E os tempos modernos requerem uma adaptação e ajustamento às situações e novas condições das sociedades.
Assim, para garantir que o papel desempenhado por cada um destes interlocutores seja eficaz, importa criar respostas que vão ao encontro destas e outras necessidades. Neste âmbito, torna-se cada vez mais importante o investimento na compreensão das dinâmicas e dotar os vários elementos de melhores recursos funcionais de comunicação.
OBJECTIVOS GERAIS
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
- Usar a Voz de forma a introduzir pontos de atenção.
- Utilizar e potenciar a postura corporal.
- Aprender a ser Referência e a Liderar uma aula.
- Poder compreender os vários contextos de um professor numa escola.
- Aprender a reconhecer as emoções, o seu tom e a lidar com elas.
- Aprender a solucionar situações, aparentemente, sem solução.
- Relaxamento.
- Respiração.
- Colocação.
- Projecção da VOZ
. A entoação:
- Som
- Voz
- Palavras
- Frases e Contexto
- Diálogos
. Liderança
- Postura
- Presença
- O olhar
- O estar “perante”
- Ser Referência
- Palavras “chave” de Liderança no contexto de uma sala de aulas. O conduzir” a classe.
.Recolha. Apreciação e Discussão dos trabalhos desenvolvidos ao longo da semana
- A relação: Professor – Aluno – Pais
- Responsabilidade – Interacção
- dinâmica social vs pessoal
. Reger Emoções
- Disponibilidde
- Ponto crítico
- A Emoção na VOZ
- Trazer o “assunto” ao momento PRESENTE.
- Ouvir e Expressar fora do “Tom de Drama”.
- O Passar a Informação
. Pedagogia Sistémica
- Abordagem à Metodologia
- Reconhecer as Situações na Sala de Aulas e na Escola como um Todo.
- Pontos de «tensão» – o Libertar
- A Solução
FORMADOR
CARGA HORÁRIA
- 11 de Maio. 17h – 20h
- 18 de Maio. 17h – 20h
Sem comentários:
Enviar um comentário